

Álbum: Probot
Ano: 2004
Gênero: Heavy/Stoner/Doom/Groove Metal
Last Know Line Up
Dave Grohl - All Instruments
Guest Guitarists
Kim Thayil - (Soundgarden)
Matt Sweeney - (Zwan, Chavez)
Bubba Dupree - (Void)
Erol Unala - (Celtic Frost, Apollyon Sun)
Faixas
01. Centuries Of Sin (com Cronos - Venon)
02. Red War (com Max Cavalera - Soufly / Sepultura)
03. Shake Your Blood (com Lemmy Kilmister - Motörhead)
04. Access Babylon (com Mike Dean - C.O.C.)
05. Silent Spring (com Kurt Brecht - D.R.I.)
06. Ice Cold Man (com Lee Dorrian - Cathedral / Napalm Death)
07. The Emerald Law (com Wino - Place Of Skulls / The Obsessed)
08. Big Sky (com Tom G. Warrior - Celtic Frost)
09. Dictatorsaurus (com Snake - Voïvod)
10. My Tortured Soul (com Eric Wagner - Trouble)
11. Sweet Dreams (com King Diamond - Mercyful Fate / King Diamond)
Comentário: Probot é o projeto de Dave Grohl que reuni grandes nomes do Metal, como Lemmy (Motörhead), Max Cavalera (Sepultura, Soulfly), Cronos (Venom) entre outros. Dave escreveu todas as letras e compôs todas as músicas. Vale a pena conferir!
Probot,em essência,é a reunião dos grandes ídolos musicais da juventude de Grohl,frontman do FOO FIGHTERS e ex-baterista do Nirvana.O line-up mostra claramente as influências do artista,do hardcore de Kurt Brecht(D.R.I.) ao metal sombrio de King Diamond(MERCYFUL FATE), passando por clássicos como VENON,MOTÖRHEAD, CELTIC FROST e até mesmo SEPULTURA.O próprio Dave Grohl,em declarações publicadas no site oficial do Probot,assume que esse projeto é como a realização de um sonho juvenil,em que o garoto finalmente consegue se ver no mesmo patamar de seus grandes ídolos."Probot não é sobre mim. Estou apenas me realizando no campo da fantasia,criando alguma coisa com aquelas pessoas que ouvi por anos quando era jovem."
ResponderExcluirE Dave Grohl trabalhou intensamente para ver seu sonho realizado.Mostrando,mais uma vez,a sua categoria como músico,ele escreveu todas as letras e compôs todas as músicas,já pensando nas vozes míticas que iriam cantá-las.Depois,o trabalho foi enviá-las aos endereços certos.
Cronos,homem-forte do VENON,recebeu a missão de cantar a porrada "Centuries Of Sin",já Max Cavalera brilhou com "Red War",que lembra bastante o trabalho do SOULFLY."Shake Your Blood",cantada por Lemmy Kilmister,soa como uma das pérolas do bom e velho MOTÖRHEAD,"Big Sky" parece um presente de Grohl a Tom G. Warrior, que mata a saudade dos áureos tempos do CELTIC FROST em sua performance,"Dictatorsaurus", cantada por Snake, remonta aos melhores trabalhos do VOÏVOD.Dave Grohl teve a preocupação e o cuidado de criar obras que se encaixam perfeitamente aos seus intérpretes,ao contrário do que se poderia supor,ele não tentou fazer com que Lee Dorrian(NAPALM DEATH / CATHEDRAL)cantasse algo na linha do FOO FIGHTERS,por exemplo,ou que Wino(PLACE OF SKULLS/THE OBSESSED) se aventurasse na sonoridade que foi do NIRVANA,no Probot, afinal,todos fizeram o que sabiam fazer de melhor,e é por isso que o resultado ficou tão bom,pois Dave Grohl acertou de novo,e criou um álbum digno de ser mostrado para os nossos netos,daqui a muito tempo,para que eles possam conhecer um pouco do que existiu de melhor no metal dos anos 80 e 90.
Bruce Up The Iron!!!